Negociações pós-Brexit entre Bruxelas e Londres começam em março

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2020 13h11 - Atualizado em 25/02/2020 13h12
EFEEstas conversações que serão conduzidas do lado da UE por Michel Barnier devem estar concluídas até final do ano

O Conselho da União Europeia (UE) deu nesta terça-feira (25) sinal verde formal à Comissão Europeia para iniciar negociações com Londres sobre a futura parceria pós-Brexit, que serão conduzidas pelo negociador-chefe do bloco comunitário para o processo, Michel Barnier.

“O Conselho adotou hoje uma decisão que autoriza a abertura de negociações para uma nova parceria com o Reino Unido e nomeia formalmente a Comissão como negociadora da UE. O Conselho adotou também as diretrizes de negociação, que constituem o mandato para a Comissão nas negociações”, explica o comunicado.

Após a decisão adotada no Conselho de Assuntos Gerais, que aconteceu esta manhã em Bruxelas — e no qual Portugal esteve representado pela secretária de Estados dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias –, as negociações entre Bruxelas e Londres deverão começar em março, mês para o qual está marcada a primeira reunião formal dos negociadores de ambos os blocos.

Estas conversações que serão conduzidas do lado da UE por Michel Barnier devem estar concluídas até final do ano quando termina o chamado “período de transição” após a saída do Reino Unido da União Europeia — concretizada em 31 de janeiro passado.

*Com informações da Agência Brasil