Nicarágua deporta 135 opositores e confisca bens em ação contra traidores da pátria
A recente ação do regime da Nicarágua resultou na revogação da nacionalidade e no confisco de bens de 135 opositores políticos, que foram deportados na semana passada. Essa decisão foi divulgada pelo Supremo Tribunal de Justiça, que está sob o controle do governo de Daniel Ortega. De acordo com um comunicado emitido pela corte, os deportados foram acusados de “violar a soberania, a independência e a autodeterminação do povo”. O confisco de seus bens foi justificado como uma forma de reparação pelos danos que teriam causado por suas supostas “atividades criminosas”.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Os 135 indivíduos deportados estavam detidos sob acusações de traição, motivadas por suas posições políticas. Após uma intervenção dos Estados Unidos, eles foram enviados para a Guatemala. O porta-voz do Departamento de Estado americano informou que esses ex-detidos têm a opção de solicitar refúgio nos EUA a partir da Guatemala. Com essa nova medida, o total de opositores que perderam a nacionalidade desde o início de 2022 chega a 451. Em fevereiro do ano passado, Ortega já havia deportado 222 pessoas, incluindo jornalistas e figuras políticas. Para respaldar essa perda de nacionalidade, o governo aprovou uma legislação que permite essa punição a nicaraguenses considerados “traidores da pátria”.
[jp-related-posts ids=”1716443,1716323″]
Publicado por Sarah Américo
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Mundo
Aprovação de Trump cai a 33%, menor nível já registrado; economia e custo de vida pesam
O levantamento também aponta queda entre republicanos: a aprovação de Trump nesse grupo recuou para 72%, mínima histórica na série do Financial Times
- Erupção do Krakatoa obriga Indonésia a fechar 8 aeroportos AFP · há 45 minutos
- Irã diz que intensificará sua resposta aos ataques dos EUA AFP · há 3 horas
- Zelensky: Ucrânia é “construtiva” e tem propostas prontas para negociar com a Rússia Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Homem é preso à poltrona de avião com fita adesiva após ataques racistas em voo nos EUA Jovem Pan · há 13 horas