Jovem Pan
Publicidade

Novo blecaute afeta parte de Caracas e vários estados da Venezuela

AME5590. CARACAS (VENEZUELA), 10/03/2019.- Panorámica de un sector de la ciudad este domingo, en Caracas (Venezuela). El Gobierno de Nicolás Maduro anunció este domingo una segunda suspensión de las clases y las actividades laborales por el apagón registrado el pasado jueves en horas de la tarde y que ya ha superado las 72 horas, aunque algunas zonas de Caracas tienen electricidad de forma intermitente. EFE/ Rayner Peña

Um novo blecaute afetou grande parte do território venezuelano nesta segunda-feira. O apagão acontece apenas três semanas depois de um corte que deixou quase todo o país sem fornecimento de energia por cinco dias.

Publicidade
Publicidade

A deputada opositora Nora Bracho, presidente da comissão de serviços do parlamento venezuelano, afirmou a jornalistas que há relatos de cortes em pelo menos 15 estados da Venezuela, ao mesmo tempo em que indicou que este novo blecaute pode ser considerado “geral”.

“Até este momento não sabemos o que provocou as falhas técnicas, mas o certo é que na Venezuela não há eletricidade”, destacou.

Em Caracas, o novo blecaute afetou a zona leste e o centro da cidade, onde fica Palácio presidencial de Miraflores e a maioria dos Ministérios. Servidores foram mandados para casa milhares de pessoas tiveram que voltar a pé porque o sistema de metrô fechou, assim como várias lojas da região central da cidade por medo de saque. No blecaute anterior, que começou no dia 7 de março, 570 pessoas foram presas por causa de roubos a padarias, lojas de ferragens, supermercados, lojas de roupas e farmácias.

Por causa do apagão de hoje, 57% da infraestrutura de telecomunicações foi prejudicada, segundo a NetBlocks, organização de monitoramento da internet.

Depois do blecaute do início do mês, Maduro responsabilizou os Estados Unidos e a oposição venezuelana de “sabotagem”.

*Com EFE

 

Publicidade
Publicidade