Mortos em incêndios florestais no Havaí sobem para 93; arquipélago vive pior desastre natural desde 1960
Subiu para 93 o número de mortos pelos incêndios florestais que atingiram o condado de Maui, no Havaí. Segundo dados deste sábado, 12, foram registradas novas vítimas após mais um dia de combate às chamas. Com isso, esse se tornou o incêndio florestal mais letal dos Estados Unidos em mais de um século. Os dados atuais superam as 85 pessoas que morreram em um incêndio em 2018 na Califórnia e são superados apenas pelo incêndio florestam de 1918 em Minnesota e Wisconsin, quando 453 pessoas morreram. Essa já é a pior tragédia da história do Havaí desde que se tornou um Estado oficial, em 1959, superando o tsunami de 1960 que matou 61 cidadãos. O governador Josh Green disse que o número de mortos continuará subindo conforme o combate for avançando. Até o momento, cães de busca cobriram apenas 3% da área de busca, informou a polícia.
As autoridades garantiram 1 mil quartos de hotel para pessoas que perderam suas casas e estão indo atrás de imóveis que estão disponíveis para aluguel para servir de moradia sem custo para famílias. Até o momento, 1,4 mil pessoas foram acolhidas em abrigos de emergência. Segundo as autoridades, 150 agentes da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema) estão no local e trabalham na busca por vítimas ao lado de cães farejadores. A escala dos danos ficou nítida quatro dias depois do incêndio atingir a cidade turística, destruindo prédios e derretendo carros. Os custos para reconstruir a cidade de Lahaina foi estimado em US$ 5,5 bilhões pela FEMA, contabilizando mais de 2,2 mil estruturas danificadas ou destruídas e mais de 2,1 mil acres queimados. As autoridades prometeram examinar os sistemas de emergência do estado após moradores questionarem o funcionamento dos alarmes.
[jp-related-posts ids=”1453806,1454173″]
*Com informações da Reuters
Assuntos
continue lendo
Mundo
Mãe que matou os 3 filhos busca absolvição após julgamento anulado nos EUA
Clancy, de 36 anos, não negou durante o julgamento ter estrangulado Cora, de cinco anos; Dawson, de três; e Callan, de oito meses
- Mamdani anuncia campanha milionária contra o antissemitismo após tensão com Netanyahu Europa Press · há 4 horas
- Senadores dos EUA cobram reconhecimento de Trump com resultado da eleição no Brasil Nícolas Robert · há 8 horas
- Ex-campeão mundial de sinuca é condenado à prisão por abuso sexual de menores AFP · há 11 horas
- Executivo do New York Times é morto a tiros; sogros são presos como suspeitos Jovem Pan · há 16 horas