Número de mortos na Turquia após terremoto no mar Egeu sobe para 62

Balanço feito pelo serviço de emergências turco Afad ainda apontou que 940 pessoas ficaram feridas no total, sendo que 722 já receberam alta

  • 01/11/2020 18h10 - Atualizado em 01/11/2020 18h11
EFE/EPA/ERDEM SAHIN Terremoto com epicentro do mar Egeu atingiu a Turquia e a Grécia

Subiu para 62 o número de mortos em consequência do terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter registrado na costa do mar Egeu, conforme informou o serviço de emergências turco Afad neste domingo, 1º. Além disso, o balanço indica que 940 pessoas ficaram feridas no total, sendo que 722 já receberam alta. “As tarefas de busca e resgate continuam em oito edifícios de Esmirna”, divulgou o Afad, por meio de comunicado enviado à imprensa. Ao todo, 104 pessoas foram retiradas com vida dos escombros de 17 construções da cidade, conforme detalhou hoje o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, durante entrevista coletiva. O integrante do governo está em Esmirna, cidade turca que tem 4 milhões de habitantes e que foi o local mais afetado pelo tremor de terra. A cidade fica a apenas 60 quilômetros do epicentro do terremoto registrado no interior do Egeu. A última pessoa retirada com vida foi Ahmet Çitim, de 70 anos, no início da madrugada deste sábado, após passar 33 horas soterrado.

De acordo com o especialista em resgate Muhammed Zahiroglu, ainda há aproximadamente 30 pessoas desaparecidas. Segundo o Afad, desde sexta-feira, quando foi o tremor foi registrado, houve 812 réplicas, sendo que 40 delas foram com magnitude maior do que 4 graus. O terremoto no mar Egeu chegou a ser sentido em várias cidades da Bulgária e provocou duas mortes na ilha de Samos, na Grécia, onde há registro de feridos e de diversos danos materiais.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.