OMS alerta para gestão no alívio do isolamento social: ‘risco de volta ao confinamento é real’

  • Por Jovem Pan
  • 06/05/2020 14h41
Salvatore Di Nolfi/EFE Tedros Adhanom Ghebreyesus é o atual diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Diretor-geral da organização anunciou que o mundo já registra 3,5 milhões de casos confirmados e 250 mil mortes por Covid-19

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, advertiu nesta quarta-feira (6) que os países que estão aliviando as medidas de isolamento social façam uma gestão adequada. Segundo ele, do contrário, o risco de voltar ao confinamento “é muito real”.

“O risco existe principalmente se os países não conseguirem administrar com muito cuidado a transição e caso não procedam por fases”, alertou o dirigente, ao anunciar que o mundo já registra 3,5 milhões de casos confirmados e 250 mil mortes por Covid-19.

Alguns países europeus, como Itália, Reino Unido, França e Espanha — que registraram altos números de infecções e mortes — já estão anunciando e colocando em prática planos de reabertura gradual.

A OMS insiste que, durante esta fase, é preciso garantir que os contágios estão sob controle, que o sistema de saúde pode lidar com a transição, que o risco de surtos foi minimizado e que foram tomadas medidas de precaução em escolas e locais de trabalho.

A organização também pede que antes da relaxar as quarentenas se garanta uma gestão adequada dos possíveis casos importados e que a opinião pública esteja bem informada sobre as medidas adotadas pelo Estado.

Adhanom frisou que não se pode descartar futuras ondas de coronavírus, mas que essa possibilidade “não pode gerar pânico”.

“Precisamos estar preparados porque agora temos a oportunidade de estabelecer bases sólidas nos sistemas de saúde. Se aprendemos alguma coisa com esta crise é que investir agora nos permitirá salvar vidas mais tarde. A história nos julgará pela forma como respondemos à pandemia e pelas medidas que tomamos”, disse o dirigente etíope.

* Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.