ONU contradiz Rússia e diz que autorizou Opaq a ir para Duma

  • Por Agência EFE
  • 17/04/2018 08h36
EFE Investigadores irão entrevistar 22 supostas testemunhas do ocorrido há nove dias em Duma

ONU contradisse nesta segunda-feira a Rússia e assegurou que deu todas as permissões de segurança necessárias aos especialistas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) para que se desloquem à cidade de Duma, na Síria.

“A ONU deu as autorizações necessárias para que a equipe da Opaq faça seu trabalho em Douma. Nenhum tipo de permissão foi negada”, disse o porta-voz da organização, Stéphane Dujarric, durante sua entrevista coletiva diária.

Dujarric fez esse esclarecimento depois que o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, atribuiu hoje às Nações Unidas o atraso no acesso a Duma dos inspetores que devem investigar o suposto ataque químico de 7 de abril.

Ryabkov disse em Moscou que o departamento de segurança da ONU não deu aos especialistas a autorização para seguirem para Duma.

A própria Opaq, por sua vez, garantiu hoje que a equipe ainda não pôde entrar em Duma por “questões de segurança” alegadas por Rússia e Síria.

“Os funcionários sírios e russos que participaram das reuniões preparatórias em Damasco informaram à equipe de investigadores que ainda estão trabalhando em questões de segurança pendentes, antes que possa ser feita qualquer movimentação”, disse hoje o diretor da Opaq, Ahmet Üzümcü.

A equipe de investigadores, que chegou a Damasco no sábado, recebeu uma oferta por parte das autoridades sírias para transferir à capital um total de 22 supostas testemunhas do ocorrido há nove dias em Duma, onde teria ocorrido um ataque químico por parte do regime de Bashar al Assad.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.