ONU pede a demais países que sigam cumprindo acordo nuclear com o Irã
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos países signatários do acordo nuclear com o Irã que sigam cumprindo o pacto apesar da saída dos Estados Unidos.
Em mensagem divulgada através de seu porta-voz, Stéphane Dujarric, Guterres declarou estar “muito preocupado” com a decisão tomada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e reiterou que o acordo é uma “grande conquista” da diplomacia e das políticas de não-proliferação nuclear.
“Também contribuiu para a paz e segurança regional e internacional”, afirmou Dujarric em uma breve declaração à imprensa.
Para a ONU, é “essencial que todas as preocupações sobre a implementação do plano sejam abordadas através dos mecanismos estabelecidos” no próprio acordo.
“As questões não relacionadas diretamente com o JCPOA (sigla em inglês do pacto) devem ser tratadas sem prejuízo da preservação do acordo e seus sucessos”, ressaltou.
Segundo o porta-voz, Guterres convoca os outros participantes do pacto a “cumprir completamente com seus respectivos compromissos sob o JCPOA e a todos os demais Estados-membros a apoiar este acordo”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.