Parlamento do Irã aprova suspensão da cooperação com a AIEA
O Parlamento do Irã aprovou nesta quarta-feira (25) a suspensão da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou a televisão estatal, após uma guerra de 12 dias em que Israel e Estados Unidos bombardearam as instalações nucleares do país. “A AIEA, que se recusou inclusive a condenar minimamente o ataque às instalações nucleares do Irã, colocou em jogo sua credibilidade internacional”, declarou o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf.
Em sua declaração, Ghalibaf anunciou que a Organização de Energia Atômica do Irã suspenderá a cooperação com a AIEA “até que seja garantida a segurança das instalações nucleares”. A decisão ainda requer a aprovação do Conselho de Guardiões, o órgão responsável por revisar a legislação.
No Parlamento, de 290 cadeiras, 221 legisladores votaram a favor e um optou pela abstenção. Não houve nenhum voto contra, segundo a televisão estatal. Israel iniciou uma campanha aérea sem precedentes em 13 de junho contra o Irã, país que acusa de tentar desenvolver arma nuclear. Teerã nega as acusações e defende seu direito a um programa nuclear civil.
Na madrugada de domingo, os Estados Unidos bombardearam as instalações nucleares de Fordo, Natanz e Isfahan, uma ação com a qual se uniu à guerra de Israel contra a República Islâmica. Um frágil cessar-fogo anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após 12 dias de guerra, entrou em vigor na terça-feira.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Após a votação desta quarta-feira, os deputados gritaram “Morte aos Estados Unidos” e “Morte a Israel”, informou a televisão estatal. Desde o início da guerra, as autoridades iranianas criticaram duramente a AIEA por não condenar os ataques israelenses.
*Com informações da AFP
[jp-related-posts ids=”2002046,2002189″]
continue lendo
Mundo
Trump afirma que eleições no Brasil ‘pareceram fraudadas’, mas diz que gosta de Lula
Norte-americano falou que não se posicionou e não pretende 'governar' o Brasil
- Delcy Rodríguez acusa Machado de fazer um ‘show’ com retorno à Venezuela AFP · há 3 horas
- Sheinbaum diz que vitória de Lula é ‘lufada de ar fresco’ para América Latina AFP · há 6 horas
- Vaticano confirma viagem do papa à América do Sul; Brasil fica de fora AFP · há 7 horas
- Trump chama a Noruega de ‘país de merda’ por não lhe ter dado o Nobel da Paz Estadão Conteúdo · há 7 horas