AfD registra maior crescimento da direita nas eleições na Alemanha
Alternativa para a Alemanha triplicou sua votação no Renânia do Norte-Vestfália, o mais populoso do país, passando de 5% para quase 15% no estado
O partido do chanceler Friedrich Merz, da centro-direita conservadora, venceu as eleições municipais realizadas no último fim de semana no estado da Renânia do Norte-Vestfália, o mais populoso da Alemanha, com cerca de 18 milhões de habitantes. A legenda manteve aproximadamente 33% dos votos, desempenho semelhante ao da última eleição.
O destaque, porém, ficou com o partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que triplicou sua votação, passando de 5% para quase 15% no estado. Tradicionalmente mais forte no leste do país — a antiga Alemanha Oriental —, a sigla vem conquistando espaço também na parte ocidental, região mais populosa e economicamente relevante.
O crescimento da AfD acende um alerta para os partidos tradicionais, como conservadores e social-democratas. Analistas apontam que fatores como o aumento do custo de vida (especialmente em energia e moradia, agravados pela guerra na Ucrânia) e as preocupações com a imigração e a criminalidade têm impulsionado o avanço da legenda.
Lideranças como Alice Weidel, uma das principais vozes da AfD, vêm ganhando projeção e colocando pressão sobre o governo de Merz. O chanceler terá agora o desafio de conter essa ascensão nos próximos anos, em um cenário semelhante ao observado em outros países europeus, onde partidos da nova direita têm ampliado sua presença eleitoral.


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.