Planalto confirma que 25 militares da Venezuela pediram asilo à embaixada

Embora a leitura inicial seja de que os militares começaram a se desgarrar do Nicolás Maduro, fontes do Planalto ressaltam que não há dados concretos sobre isso

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2019 16h56 - Atualizado em 30/04/2019 17h23
EFE A situação ainda está muito instável, conforme relatou uma fonte do Planalto.  As informações sobre a possibilidade de novas deserções venezuelanas ainda não foram atualizadas.

O Palácio do Planalto confirmou que cerca de 25 militares venezuelanos pediram asilo à embaixada brasileira e foram recebidos. O governo brasileiro não revela, por enquanto, a identidade dos militares que foram acolhidos. A decisão de recebê-los foi do presidente Jair Bolsonaro.

O embaixador venezuelano na ONU, Samuel Moncada, afirmou que são militares de baixa patente. Segundo ele, o autoproclamado presidente do país, Juan Guaidó, utiliza os canais diplomáticos para potencializar os conflitos no País. “Vinte e cinco soldados de baixa patente que participaram dessa conspiração [os conflitos desta terça] pediram asilo no Brasil. E o senhor Bolsonaro está dando proteção a eles”, disse.

Embora a leitura inicial deste gesto seja de que autoridades militares começaram a se desgarrar do Nicolás Maduro, o que reforçaria a situação de Juan Guaidó, fontes do Planalto ressaltam que não há dados concretos sobre isso.

A situação ainda está muito instável, conforme relatou uma fonte do Planalto.  As informações sobre a possibilidade de novas deserções venezuelanas ainda não foram atualizadas.

Uma espécie de gabinete de crise foi montado no Planalto para acompanhar de perto a situação e repassar as informações para o presidente Jair Bolsonaro.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.