Protestos no Iraque já deixam 19 mortos e mais de mil feridos

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2019 12h41
EFE Províncias receberam toque de recolher e suspensão do acesso à internet

As manifestações iniciadas há dois dias no Iraque, em prol de melhores serviços básicos no país, já deixam 19 mortos e mais de mil feridos. Os atos levaram a capital, Bagdá, e outras três províncias (Di Qar, Nayaf e Maysan), a impor um toque de recolher nesta quinta-feira (3), mas outros dois protestos estão acontecendo neste momento.

De acordo com Fatima al Halfi, membro da Comissão de Direitos Humanos do Iraque, o balanço  dos confrontos entre manifestantes e as forças de segurança contabiliza 19 mortos – dez na província de Di Qar – e exatamente 1.041 feridos – maioria registrada em Bagdá. Além disso, 210 pessoas foram detidas em todo o país.

Além dos toques de recolher, o governo suspendeu o acesso à internet em diversos pontos do país.

Os protestos tem como pauta o combate à corrupção, o desemprego e a melhoria de serviços públicos, como eletricidade e água potável. Alguns manifestantes pediram diretamente a queda do governo do primeiro-ministro, Adil Abdul-Mahdi.

Este é o terceiro dia consecutivo de protestos. Nos dois primeiros dias, as manifestações terminaram em confrontos com as forças de segurança, que responderam com tiros para o alto, jatos de água e gás lacrimogêneo ao lançamento de pedras e garrafas vazias.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.