Quem são os dois astronautas a bordo da SpaceX

A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, empresa de exploração espacial do empresário Elon Musk, foi lançada neste sábado (30) ao espaço

  • Por Jovem Pan
  • 30/05/2020 18h01 - Atualizado em 30/05/2020 18h11
Reprodução / TwitterOs astronautas da Nasa Doug Hurley e Bob Behnken estão a borda da Crew Dragon

Na tarde deste sábado (30), os Estados Unidos inauguraram uma nova fase na corrida espacial e, após cerca de 9 anos, dois astronautas norte-americanos estão a caminho do espaço.

Eles estão a bordo da cápsula Crew Dragon, da SpaceX, empresa de exploração espacial do empresário Elon Musk. Às 16h22 (horário de Brasília), a Nasa lançou ao espaço Doug Hurley, 53 anos, e Bob Behnken, 49, veteranos da agência espacial.

O voo espacial é o primeiro tripulado feito por uma empresa privada. Segundo a Nasa, o lançamento foi um sucesso.

Além de veteranos da Nasa, Doug Hurley e Bob Behnken são amigos há mais de 20 anos e já participaram de outras missões espaciais, mas separadamente.

“Uma das coisas que realmente nos ajuda, como equipe, é o longo relacionamento que Doug e eu temos”, disse Behnken durante entrevistas coletivas com repórteres sobre a viagem ao espaço.

Segundo o The New York Times, Hurley e Behnken são casados com astronautas da agência. A esposa de Behnken é Megan McArthur, uma oceanógrafa que fez parte da missão para reparar e atualizar o Telescópio Espacial Hubble.

E Hurley é casado com Karen Nyberg, que passou quase seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS) em 2013 e se aposentou no final de março.

Ambos são ex-pilotos militares que chegaram ao posto de coronel. Behnken era da Força Aérea dos Estados Unidos e Hurley dos Fuzileiros Navais. Eles ingressaram na NASA em 2000 – dois dos 17 astronautas selecionados pela agência espacial naquele ano.

Dessa vez, após finalizar as cerca de 17 horas em órbita, Hurley e Behnken acoplarão à Estação Espacial Internacional (ISS), onde permanecerão cooperando com as operações. De acordo com New York Times, eles deverão ficar no local por pouco mais de um mês.