Rei Charles III homenageia soldados do Dia D: ‘Impossível imaginar as emoções que sentiram naquele dia’

Monarca estava acompanhado da esposa, rainha Camilla e pelo príncipe William durante evento

  • Por da Redação
  • 05/06/2024 15h32 - Atualizado em 05/06/2024 15h33
  • BlueSky
LEON NEAL / POOL / AFP O rei Carlos III (L) da Grã-Bretanha conversa com veteranos do Dia D e da Segunda Guerra Mundial na Normandia após o evento comemorativo nacional do Reino Unido para marcar as comemorações do 80º aniversário do desembarque anfíbio aliado (desembarques do Dia D) na França em 1944, em Southsea Common, sul da Inglaterra, em 5 de junho de 2024. Rei Charles III está em tratamento contra um câncer

O rei Charles III, em tratamento contra um câncer, fez uma aparição pública, nesta quarta-feira (5), para homenagear os soldados aliados que combateram no Dia D, que completa 80 anos, nesta quinta-feira (6). Acompanhado pela rainha Camilla e pelo príncipe William, o monarca participou de uma cerimônia em Portsmouth antes de seguir para a França, onde se reunirá com líderes ocidentais para mais homenagens. O Dia D é considerado um marco na Segunda Guerra Mundial na Europa, quando 156 mil soldados e 20 mil veículos desembarcando nas praias da Normandia ocupadas pelas forças nazistas, na maior operação anfíbia e aerotransportada da História. “Enquanto agradecemos àqueles que tanto deram para conquistar a vitória que comemoramos hoje, nos comprometemos novamente a lembrá-los e honrá-los”, disse ele. “Oito décadas depois, é quase impossível imaginar as emoções que sentiram naquele dia, o orgulho de fazer parte de tão grande missão, a ansiedade de, de alguma maneira, não estar à altura da tarefa e o medo de que aquele dia fosse o último”, continuou.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O rei Charles III, juntamente com o presidente americano Joe Biden e o chanceler alemão Olaf Scholz, desembarcarão na França para participar de eventos na praia de Omaha, um dos pontos de desembarque dos soldados aliados, e serão recepcionados pelo presidente francês Emmanuel Macron. A celebração nas praias francesas contará com a presença de cerca de 200 veteranos da Segunda Guerra Mundial, com idades acima dos 90 anos.

publicado por Tamyres Sbrile

*Reportagem produzida com auxílio de IA

 

 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.