Sicília declara calamidade após terremoto e erupção do vulcão Etna

  • Por Jovem Pan
  • 26/12/2018 18h04
EFE Dez pessoas ficaram feridas em razão do tremor

O governador da Sicília, Nello Musumeci, disse nesta quarta-feira (26) que enviará na quinta (27) uma declaração de calamidade ao governo da Itália. Nesta madrugada, um terremoto de magnitude 4,8 na escala Richter atingiu a região, deixando dez feridos. O tremor teria sido provocado por uma erupção do vulcão Etna.

O governo da Catania, província mais atingida pela catástrofe natural, criou um gabinete de crise. Escolas e ginásios estão sendo abertos para receber cerca de 600 pessoas que ficaram desalojadas, com casas danificadas ou destruídas. Ainda será necessário hospedar parte dessa população em hotéis, para não superlotar os “refúgios”.

Terremoto

O terremoto aconteceu às 3h15 (0h18 em Brasília) e provocou desmoronamentos. Os dez feridos sofreram apenas pequenas contusões devido à queda de objetos. Em Fleri, uma família de quatro pessoas viu paredes desmoronarem, mas saíram ilesos, enquanto um idoso de 80 anos ficou gravemente ferido e teve de ser resgatado entre escombros.

O terremoto também danificou a Igreja de Maria Santíssima de Carmelo e a torre do sino caiu. Além disso, o sismo destruiu a estátua de Santo Emídio, considerado o protetor dos terremotos em um vilarejo de Acireale, e também provou danos à Igreja do Sagrado Coração em Santa Venerina. Líderes políticos devem visitar a região.

Etna está em atividade há dois dias (Crédito: EFE)

Vulcão

O tremor está sendo relacionado a erupções do vulcão Etna, em atividade há dois dias. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, o epicentro aconteceu entre Viagrande e Trecastagni em profundidade de 1 quilômetro. O chefe da Proteção Civil, Angelo Borrelli, afirmou que a atividade do Etna está diminuindo e que “o pior já passou”.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.