Silvio Berlusconi, ‘imortal’ político italiano, é diagnosticado com leucemia crônica

Ex-premiê está internado desde quarta-feira,5; médicos destacaram que não é uma forma ‘aguda’ da doença e que ele está sendo submetido a um ‘tratamento citorredutor especializado’ 

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2023 13h20
Alberto PIZZOLI / AFP silvio berlusconi leucemia Senador italiano está internado desde quarta-feira, 5

Internado na Unidade de terapia Intensiva (UTI) desde quarta-feira, 5, o ex-premiê da Itália e atual senador Silvio Berlusconi, de 86 anos, foi diagnosticado com leucemia mieloide crônica, uma forma de câncer do sangue que afeta com mais frequência pessoas com mais de 60 anos e, principalmente, homens. A informação foi passada esta quinta-feira, 6, pelos médicos do político veterano. Eles destacaram que não é uma forma “aguda” da doença e que ele está sendo submetido a um “tratamento citorredutor especializado” contra a infecção pulmonar, de acordo com o boletim assinado pelos professores Alberto Zangrillo e Fabio Ciceri. O político veterano e magnata dos meios de comunicação está sendo tratado para uma “infecção pulmonar” causada por “uma condição hematológica crônica, da qual é portador há muito tempo: a leucemia mielomonocítica crônica”, afirma o primeiro boletim médico divulgado desde sua internação na quarta-feira. Chamado de “imortal” por sua longevidade política, a hospitalização de Berlusconi provocou grande preocupação por sua influência na política, economia e sociedade italiana. Desde 1994 na política, foi primeiro-ministro por nove anos e dominou a política de seu país durante duas décadas, e apesar dos escândalos sexuais, processos judiciais, declarações pró-Rússia e amizade com Vladimir Putin que mancharam sua imagem, ele permaneceu como uma figura central da política italiana, mesmo com partido que criou em 1993 – Força Itália – obtendo menos dos 10% das intenções de votos nas pesquisas. Para milhões de italianos, o período de governo de Berlusconi representa uma idade de ouro da economia italiana.

O empresário, eleito senador em 2022, foi hospitalizado diversas vezes nos últimos anos. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, membro do partido de Berlusconi (Forza Italia), declarou à rádio Rai Uno que conversou com o médico do empresário. “Ele disse que Silvio Berlusconi teve uma noite tranquila, que a situação é estável”, afirmou. Vários parentes do ex-primeiro-ministro, os únicos autorizados a visitá-lo, compareceram nesta quinta-feira ao hospital. Entre eles estavam seu irmão Paolo, sua filha mais velha, Marina, e o filho mais novo, Luigi. No fim de março, o magnata passou quatro dias internado no mesmo hospital, um dos mais renomados do país, para passar por uma série de exames. O “Cavaliere” pareceu fisicamente abalado durante suas raras aparições públicas recentes. Berlusconi foi primeiro-ministro durante um total de nove anos entre 1994 e 2011. Ele dominou a política do país durante duas décadas, apesar dos escândalos sexuais e dos processos que abalaram sua imagem.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.