‘Supergonorreia’ sensível a antibióticos é detectada nos EUA pela primeira vez

Explosão de casos preocupa as autoridades de saúde de Massachusetts; população foi aconselhada a reduzir os parceiros sexuais

  • Por Jovem Pan
  • 24/01/2023 17h44 - Atualizado em 24/01/2023 18h40
Herney Gómez/Pixabay supergonorreia nos EUA 'Supergonorreia' é detectada pela primeira vez nos EUA

Foi detectado em Massachusetts, nos Estados Unidos, no último dia 19, dois casos de uma cepa de gonorreia conhecida por ser menos sensível a vários antibióticos, informou o Departamento de Saúde Pública. A cepa já tinha sido encontrada anteriormente no Reino Unido e em países da Ásia-Pacífico, porém é a primeira vez que ela é registrada em solo norte-americano. Não foi encontrada nenhuma conexão entre os infectados. Segundo departamento, ambos os casos em Massachusetts foram curados com sucesso à base de ceftriaxona, o antibiótico atualmente recomendado para tratar a gonorreia. Em comunicado, a comissária de Saúde Pública, Margret Cooke, classificou a descoberta como “um sério problema que o DPH, o CDC e outros departamentos de saúde estão atentos para detectar nos EUA”.

Cooke também deixou um pedido para a população: “Que todas as pessoas sexualmente ativas sejam regularmente testadas para infecções sexualmente transmissíveis e considerem a redução do número de parceiros sexuais e o aumento do uso de preservativos ao fazer sexo”. Os médicos foram aconselhados a revisar o alerta clínico e “ajudar com nossos esforços de vigilância expandidos”. A gonorreia é uma infecção bacteriana sexualmente transmissível. Se não for tratada, pode resultar em doença inflamatória pélvica, infertilidade e outros problemas de saúde. Em Massachusetts, a explosão da doença causa preocupação. Os casos confirmados aumentaram 131% entre 2009 e 2021, com 696.764 de infecções relatados nos EUA até 2021, de acordo com dados divulgados pelo CDC.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.