Terremoto de 6,8 graus atinge El Salvador e governo emite alerta de tsunami

Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos materiais

  • Por Jovem Pan
  • 30/05/2019 10h44
Agência EFE Um tremor de 6,8 graus na escala Richter atingiu na madrugada desta quinta-feira (30) El Salvador, Um tremor de 6,8 graus na escala Richter atingiu na madrugada desta quinta-feira (30) El Salvador,

Um terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu o litoral de El Salvador na madrugada desta quinta-feira (30). O Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais do país emitiu um alerta de tsunami.

O tremor aconteceu no Oceano Pacífico, a 27 quilômetros ao sul da cidade de La Libertad. Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

Segundo o ministério, pelo menos sete réplicas com magnitudes de entre 4,1 e 5 graus foram registrados depois desse terremoto. A pasta disse ainda que são esperadas “variações do nível de mar de até 30 centímetros” em todo litoral salvadorenho.

O diretor-geral da Defesa Civil, Jorge Meléndez, afirmou em entrevista à Rádio Nacional que não foram registrados “danos generalizados” e pediu calma à população.

A Defesa Civil afirmou nas redes sociais que zonas do departamento de San Salvador e Usulután (leste) estão sem energia elétrica e que a principal estrada que conecta o centro com o oeste do país foi fechada por riscos de desmoronamento.

O Ministério da Educação, por sua vez, anunciou que as ulas próximas ao litoral estão suspensas.

Em El Salvador, a maioria dos tremores têm origem em águas do Oceano Pacífico e a maior profundidade, por isso em algumas ocasiões são imperceptíveis para a população. No entanto, os que se originam próximos à superfície são mais sentidos e danosos, por isso que geram preocupação entre os moradores.

*Com informações da Agência EFE

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.