Terremoto na Indonésia deixa 13 mortos, mais de 160 feridos e vários danos

  • Por Agência EFE
  • 29/07/2018 08h16 - Atualizado em 29/07/2018 10h16
Agência EFE Terremoto de magnitude 6,4 e suas réplicas sacudiram neste domingo a ilha turística de Lombok, na Indonésia, onde centenas de edifícios ruíram

Um forte terremoto de magnitude 6,4 sacudiu na manhã deste domingo (29) a ilha turística de Lombok, no leste da Indonésia, onde 14 pessoas morreram e 162 ficaram feridas.

O abalo sísmico de aproximadamente dez segundos de duração surpreendeu muitos moradores, que ainda estavam dormindo e tiveram que deixar seus lares com pressa diante do temor de desabamentos.

Milhares de edifícios sofreram danos e mais de 6.200 famílias foram afetadas pelo tremor, segundo o último balanço da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, na sigla em indonésio) do país.

A região leste de Lombok foi a que registrou o maior número de vítimas mortais (com dez, nove indonésios e uma pessoa da Malásia), enquanto as quatro restantes (todos locais) ocorreram na parte sul da ilha.

Além disso, 105 feridos permanecem em estado grave, enquanto as autoridades continuam com o levantamento de vítimas e danos.

Várias pessoas estão sendo atendidas no chão ou em macas na parte externa de um hospital no município de Sembalun, onde foi localizado o epicentro do tremor, como mostra um vídeo gravado por testemunhas.

O interior do centro de saúde, que está cheio de escombros e com fissuras nas paredes, não é seguro diante do risco de que uma das réplicas do terremoto, das quais foram registradas 124 até agora, provoque o colapso do edifício.

A BNPB informou que há necessidade de profissionais de saúde e de equipes médicas, macas e comida, enquanto agências como a Cruz Vermelha enviaram cobertores, lonas impermeáveis, sacos de dormir e pacotes de ajuda para as famílias atingidas.

Não obstante, o porta-voz da BNPB, Sutopo Purwo Nugroho, indicou que apesar do desabamento de uma centena de edifícios, a infraestrutura da ilha, como o sistema elétrico, de telecomunicações e estradas, continua funcionando em geral.

Além disso, Sutopo indicou que o acesso ao vulcão ativo Rinjani, uma das atrações turísticas de Lombok, foi fechado devido a deslizamentos de terra, o que levou à evacuação de 826 montanhistas, entre nacionais e estrangeiros.

A vítima de nacionalidade malaia é uma mulher de 30 anos que morreu depois que o edifício em que estava alojada desabou. Ela tinha a intenção de subir o vulcão junto com outros montanhistas.

O terremoto também foi sentido nas ilhas vizinhas de Bali, a oeste de Lombok e principal destino turístico do país, e Sumbawa, a leste do epicentro e onde alguns edifícios desabaram.

A Indonésia está localizada sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida todos os anos por cerca de 7 mil tremores, a maioria deles moderados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.