Jovem Pan
Publicidade

Terroristas estavam há meses planejando atentado com explosivos em Barcelona

GRA005. BARCELONA, 18/08/2017.- Aspecto que presentaban hoy las Ramblas de Barcelona tras el atentado ocurrido ayer por la tarde en un atropello masivo en el que una furgoneta arrolló a los peatones que paseaban por la zona y que hasta el momento, se ha saldado con 13 personas muertas y más de 50 heridas. EFE/Quique Garcia

Os terroristas responsáveis pelo atentado em Barcelona estavam há meses planejando um ataque com explosivos na cidade, informou nesta sexta-feira a polícia espanhola.

Publicidade
Publicidade

A explosão que na noite da última quarta-feira destruiu uma casa em Alcanar (província de Tarragona), onde havia vários cilindros de gás butano, fez com que os terroristas atuassem de forma “desesperada” em Barcelona com um atropelamento em massa.

A polícia também investiga se o autor do atentado em Las Ramblas, no qual 13 pessoas morreram, é um dos cinco homens abatidos ontem à noite na localidade de Cambrils (Tarragona).

Por enquanto, não foi possível identificar o motorista da van usada no atentado em Barcelona, informou o responsável da polícia regional catalã, Josep Lluís Trapero.

Além dos cinco terroristas abatidos e do que morreu na explosão de Alcanar, a polícia prendeu outros quatro suspeitos de pertencer ao mesmo grupo.

Dos quatro detidos, de entre 21 e 34 anos de idade, três são de origem marroquina e um nascido na cidade espanhola de Melilla, alguns deles com antecedentes por delitos comuns, detalhou Trapero.

Os cinco terroristas abatidos em Cambrils usavam coletes com explosivos falsos, segundo a mesma fonte.

Publicidade
Publicidade