Jovem Pan
Publicidade

Tradicional cafeteria de Lisboa cria biscoito com o rosto do papa Francisco

O papa Francisco emprestou seu rosto à mais recente criação gastronômica de Lisboa: biscoitos amanteigados lançados pela popular cafetaria Balcão do Marquês. A iguaria foi pensada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), e os donos sonham que o próprio pontífice prove o quitute. Com 43 anos de história, o estabelecimento, situado a poucos metros parque Eduardo VII, um dos palcos da JMJ, expõe em sua vitrine centenas destes biscoitos, que são vendidos por 2,20 euros cada (cerca de R$ 11). Fernando Santos, um dos proprietários do local e que lançou o desafio ao confeiteiro, explica que começou a vendê-los no início de julho como uma “brincadeira” e, vendo a boa recepção por parte dos seus clientes, pretende oferecê-los “enquanto houver demanda”. “Começou como uma brincadeira porque já fazemos biscoitos de anime, dia dos namorados e de Natal. Então eu perguntei, por que não fazer um biscoito do papa ou um biscoito papal?”, conta Fernando.

Publicidade
Publicidade

Como referência são usadas cerca de uma dezena de fotografias diferentes do pontífice: “Acho engraçado fazer uma coleção”, diz o proprietário. A elaboração é caseira e diária e as vendas rondam 100 unidades por dia, embora aspirem a vendê-las aos milhares com a chegada dos cerca de um milhão de romeiros esperados na capital para a JMJ, que ocorrerá de 1º a 6 de agosto. “As pessoas estão muito empolgadas com tudo isso. Tenho certeza que vamos chegar a milhares de vendas”, continua Santos.

O desejo agora de seus criadores é que o próprio pontífice os experimente já que estão “convencidos” de que Francisco, que estará em Lisboa de 2 a 6 de agosto, já tenha ouvido falar dos biscoitos. “Com tanta publicidade que tivemos, estou convencido de que pelo menos ele já recebeu a informação e sim, vamos tentar. Estou tentando através de jornalistas próximos a ele enviar-lhe uma coleção de biscoitos papais”, diz Santos com um sorriso. Com esta invenção, somada às refeições para peregrinos e turistas, esperam aumentar suas vendas em 30% em agosto em comparação ao mesmo mês de 2019, último ano antes da pandemia.

Publicidade
Publicidade