Jovem Pan
Publicidade

Tranquilidade reina nas ruas de Teerã após dias de distúrbios

A tranquilidade reinou nesta quinta-feira nas ruas de Teerã, depois que as autoridades iranianas deram por finalizado os protestos antigovernamentais, enquanto outras cidades foram palco de manifestações de apoio ao regime.

Publicidade
Publicidade

As principais avenidas e praças da capital, incluídas aquelas como Enghelab, palco de distúrbios nos últimos dias, não tiveram problemas hoje, segundo constatou a Agência Efe.

O comandante em chefe dos Guardiães da Revolução do Irã, o general Mohamad Ali Jafari, anunciou ontem o “fim da sedição”, em referência aos protestos contra as políticas econômicas do Governo que começaram na quinta-feira.

Cerca de 20 pessoas morreram nos seis dias de protestos e mais de mil manifestantes foram detidos.

O ministro do Interior iraniano, Abdulreza Rahmani Fazli, minimizou hoje a importância dessas manifestações antigovernamentais e cifrou em um máximo de 42 mil os participantes.

“O motivo da continuação dos pequenos protestos em algumas províncias se deveu à tolerância das autoridades”, disse o ministro, que também denunciou uma conspiração dos “inimigos” do Irã para debilitar o país.

Em resposta a estas manifestações, dezenas de milhares de iranianos tomaram as ruas de algumas cidades ontem e hoje para expressar apoio ao sistema da República Islâmica e condenar os recentes distúrbios.

Os participantes destas marchas levavam bandeiras do Irã e fotografias do líder supremo do país, Ali Khamenei, segundo as imagens divulgadas pela televisão estatal.

A Organização da Promoção Islâmica da província de Teerã convocou também para amanhã, sexta-feira, marchas para condenar os protestos antigovernamentais no centro da capital.

Publicidade
Publicidade