Trio vence o Nobel da Economia 2025 por estudos sobre crescimento impulsionado pela inovação

O americano-israelense Joel Mokyr, o francês Philippe Aghion e o canadense Peter Howitt dividem o prêmio 

  • Por Jovem Pan
  • 13/10/2025 07h27 - Atualizado em 13/10/2025 07h31
  • BlueSky
Foto por JONATHAN NACKSTRAND / AFP O Prêmio Nobel de Economia foi concedido ao americano-israelense Joel Mokyr, ao francês Philippe Aghion e ao canadense Peter Howitt por seus trabalhos sobre o impacto da tecnologia no crescimento econômico sustentado. Mokyr recebeu metade do prêmio "por ter identificado os pré-requisitos para o crescimento sustentado por meio do progresso tecnológico", enquanto Aghion e Howitt dividiram a outra metade "pela teoria do crescimento sustentado por meio da destruição criativa", afirmou o júri. Uma tela mostra (da esquerda para a direita) o americano-israelense Joel Mokyr, o economista francês Philippe Aghion e o canadense Peter Howitt enquanto o Secretário-Geral da Real Academia Sueca de Ciências, Hans Ellegren (do centro), se dirige a jornalistas, ladeado por membros do comitê do Prêmio Nobel de Economia (da esquerda para a direita) e Kerstin Enflo, durante o anúncio do vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2025, o Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, na Real Academia Sueca de Ciências, em Estocolmo, Suécia, em 13 de outubro de 2025. Uma tela mostra o americano-israelense Joel Mokyr, o economista francês Philippe Aghion e o canadense Peter Howitt durante o anúncio do vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2025

O americano-israelense Joel Mokyr, o francês Philippe Aghion e o canadense Peter Howitt foram anunciados nesta segunda-feira (13) como os vencedores do Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho sobre o impacto da tecnologia no crescimento econômico.

Mokyr receberá metade do prêmio “por ter identificado os pré-requisitos para o crescimento sustentável através do progresso tecnológico”, enquanto Aghion e Howitt compartilharão a outra metade “pela teoria do crescimento sustentável através da destruição criativa”, indicou o júri.

“Nos últimos dois séculos, pela primeira vez na história, o mundo testemunhou um crescimento econômico sustentado. Isso tirou um grande número de pessoas da pobreza e lançou as bases da nossa prosperidade. Os laureados deste ano em ciências econômicas, Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt, explicam como a inovação impulsiona o progresso”, escreveu a Real Academia Sueca de Ciências ao conceder o Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas de 2025.

 
Ver essa foto no Instagram
  Uma publicação compartilhada por Nobel Prize (@nobelprize)

*Com informações da AFP 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.