Trump demite assessor que testemunhou em processo de impeachment

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2020 20h55
EFE O presidente dos Estados Unidos Donald Trump

O principal especialista em Ucrânia do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Alexander Vindman, foi demitido nesta sexta-feira (7) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Vindman foi uma das testemunhas ouvidas pela oposição democrata na Câmara dos Representantes durante o processo de impeachment contra Trump, absolvido na quarta pela maioria republicana no Senado.

A informação sobre a demissão foi divulgada por David Pressman, um dos advogados de Vindman, que disse não ter nenhuma dúvida que a decisão de Trump é uma vingança política.

“A verdade é que (o depoimento) custou o emprego do tenente coronel”, disse o advogado.

No último dia 19 de novembro, nas audiências anteriores à abertura do processo de impeachment na Câmara dos Representantes, Vindman afirmou que considerou “inapropriado” que Trump pedisse ao presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, para investigar o ex-vice-presidente Joe Biden, um rival político.

“Estava preocupado com a ligação. O que eu ouvi foi inapropriado. Foi inapropriado que um presidente dos Estados Unidos exigisse que um governo estrangeiro investigasse um oponente político”, afirmou o tenente coronel na ocasião.

De forma quase profética, Vindman reclamou dos ataques por parte do governo aos funcionários da Casa Branca que prestaram depoimento. Depois de ser absolvido, Trump disse que não estava contente com o assessor e hoje o demitiu.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.