Trump descarta se candidatar em 2028 se perder eleição de novembro nos EUA
‘Acredito que isso será tudo’, declarou o ex-presidente de 78 anos ao programa Full Measure, em uma entrevista divulgada neste domingo (22)
O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que se perder a eleição de 5 de novembro não voltará a se candidatar em 2028, segundo uma entrevista divulgada neste domingo (22). “Não, não me vejo (me candidatando de novo). Acredito que isso será tudo. Não imagino isso de forma alguma”, declarou o ex-presidente de 78 anos ao programa Full Measure.
O republicano afirma que vai vencer as eleições de novembro nos Estados Unidos, mas Kamala Harris está à frente de Trump na maioria das pesquisas eleitorais. Segundo média apontada pelo site FiveThirtyEight, a democrata aparece com pequena vantagem (de 48,4% a 45,5%).
Próximo debate
O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano, Donald Trump, disse, neste sábado (21), que é “tarde demais” para organizar um novo debate com sua rival na eleição de 5 de novembro, a democrata Kamala Harris, que novamente o desafiou a realizar um segundo confronto televisionado. “O problema de realizar outro debate é que é simplesmente tarde demais, a eleição já começou”, declarou o candidato republicano em um comício eleitoral na Carolina do Norte, referindo-se à votação pelo correio que já começou em alguns Estados.
Depois de um primeiro debate em 10 de setembro, no qual ela foi amplamente vista como tendo dominado a discussão, Kamala Harris desafiou seu oponente novamente neste sábado (21) e convocou um debate na CNN em 23 de outubro. As eleições nos EUA ocorrem em 5 de novembro. “A vice-presidente Harris está pronta para outra oportunidade de dividir o palco com Donald Trump”, disse a gerente de campanha Jen O’Malley Dillon em um comunicado. “Trump não deveria ter nenhum problema em concordar com esse debate.”
Até o momento, o ex-presidente republicano rejeitou a ideia de voltar à TV para enfrentar sua rival na eleição de 5 de novembro. No primeiro debate, na rede ABC, ela conseguiu irritar o adversário em algumas questões delicadas: a presença nos comícios dele, seu relacionamento com seus antigos aliados políticos e sua reputação internacional, entre outros.
Isso não impediu que Trump afirmasse que “venceu” o debate e atacasse a imparcialidade dos dois jornalistas da ABC que moderaram o debate. Questionada neste sábado sobre a possibilidade de um novo debate, a equipe de campanha republicana se referiu aos comentários feitos pelo próprio Trump em meados de setembro.
“Não haverá um terceiro debate”, disse o republicano na ocasião, incluindo no relato o debate televisionado em junho com o presidente Joe Biden, então candidato democrata, cujo desempenho catastrófico precipitou sua renúncia para dar lugar a Harris. O resultado continua tão indeciso como sempre, com Trump e Harris empatados em vários dos sete principais estados decisivos, onde tudo provavelmente será decidido.
O republicano de 78 anos está em um comício de campanha neste sábado em um deles: Carolina do Norte. O ex-presidente venceu esse estado do sudeste em seu duelo com Biden em 2020. No entanto, Kamala Harris, sua novo rival, de 59 anos, está contando com afro-americanos e jovens, dois eleitorados motivados por sua candidatura, para vencer lá em novembro.
*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.