Trump diz que ganha ‘facilmente’ eleição nos EUA considerando ‘votos legais’
Para o republicano, a Suprema Corte do país deve decidir pela ilegalidade dos votos por correio
O presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição, Donald Trump, disse na madrugada desta sexta-feira, 06, que ganha facilmente a eleição no país. Nas redes sociais, o republicano declarou que por falta de permissão para observação da apuração os votos por correio para o pleito americano, ainda estão em fase de apuração, devem ser considerados ilegais. Segundo Trump, considerando apenas os “votos legais”, facilmente será vitorioso. Pelo Twitter, o presidente também voltou a falar sobre a judicialização da eleição, afirmando que a Suprema Corte dos Estados Unidos deve decidir pela ilegalidade dos votos antecipados.
A declaração de possível vitória por parte de Donald Trump, no entanto, não é novidade. O atual presidente vem garantindo sua vantagem sobre Joe Biden desde o primeiro dia da apuração. Na quarta-feira, 04, no primeiro discurso após o fim do período de votação, o republicado disse que já estava “pronto para comemorar” a vitória nos Estados Unidos. Na ocasião, o republicano também ameaçou recorrer à Suprema Corte para interromper a apuração dos votos e suspender uma suposta fraude eleitoral. “É uma fraude enorme na nossa nação. Queremos que toda a votação pare, não queremos que encontrem votos às quatro da manhã e que os adicionem às listas. E no que nos diz respeito nós já ganhamos”, disse na ocasião. No entanto, com a continuidade da apuração, a vantagem republicana em estados decisivos diminui significativamente.
Até o momento, a campanha republicana já recorreu com pedidos para recontagem dos votos ou suspensão da apuração em pelos menos quarto estados norte-americanos: Geórgia, Pensilvânia, Michigan e Wisconsin. O atual presidente afirma que há uma tentativa da oposição de “roubar a eleição”, o que justificaria a judicialização do pleito. “Esse é o caso no qual eles estão tentando roubar a eleição. Não podemos deixar que isso aconteça. Na contagem dos votos legais a minha vitória é clara, na contagem de votos ilegais eles podem tentar roubar de nós a eleição”, afirmou nesta quinta-feira. Ao todo, Joe Biden soma 253 delegados até o momento, vantagem de 39 votos eleitorais sobre Donald Trump.
I easily WIN the Presidency of the United States with LEGAL VOTES CAST. The OBSERVERS were not allowed, in any way, shape, or form, to do their job and therefore, votes accepted during this period must be determined to be ILLEGAL VOTES. U.S. Supreme Court should decide!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) November 6, 2020
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.