Trump diz que vai manter plano de deportação em massa em primeira entrevista após vitória nos EUA
Republicano afirmou que seu objetivo é garantir a segurança nas fronteiras e, ao mesmo tempo, pretende facilitar a entrada de pessoas que desejam imigrar legalmente aos Estados Unidos
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a política de imigração será uma de suas principais prioridades a partir de sua posse em 20 de janeiro. Em uma entrevista concedida à NBC News, Trump deixou claro que a deportação em massa é uma ação inevitável, ressaltando que a questão não se resume a custos, mas sim à segurança nacional. Durante a campanha, a promessa de realizar a maior deportação em massa da história americana se destacou como um dos pilares de sua plataforma. Trump afirmou que seu objetivo é garantir a segurança nas fronteiras, ao mesmo tempo, em que pretende facilitar a entrada de pessoas que desejam imigrar legalmente para o país.
O republicano também atribuiu sua vitória eleitoral ao foco em imigração, mencionando que conseguiu conquistar um eleitorado diversificado, incluindo latinos, mulheres e asiáticos. Além disso, Trump comentou sobre suas interações com líderes internacionais, como o presidente da Ucrânia e o primeiro-ministro de Israel, expressando a ambição de resolver o conflito na região em um prazo de 24 horas, embora não tenha fornecido detalhes sobre como isso seria alcançado. Em relação ao México, Trump fez uma ameaça de impor tarifas caso o país não tome medidas eficazes para conter a imigração irregular. Ele afirmou que informaria a presidente mexicana sobre essa decisão desde o primeiro dia de seu governo, deixando claro que a questão da imigração será tratada com rigor.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.