Trump: EUA não deveriam ter se envolvido em conflitos no Oriente Médio

  • Por Jovem Pan
  • 09/10/2019 13h57 - Atualizado em 09/10/2019 14h05
EFE/EPA/Olivier Douliery / POOL Pelo Twitter, o presidente Donald Trump admitiu que os Estados Unidos "jamais deveriam ter se envolvido com o Oriente Médio"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu nesta quarta-feira (9) que seu país “jamais deveria ter se envolvido no Oriente Médio”. A fala do presidente, pelo Twitter, aconteceu após ordenar a saída das tropas americanas da Síria.

Quase ao mesmo tempo em que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou o início da ofensiva militar no nordeste da Síria contra as milícias curdas, Trump escreveu que no Oriente Médio “acontece luta entre vários grupos que já dura centenas de anos”.

“Os Estados Unidos gastaram US$ 8 trilhões combatendo e atuando como polícia no Oriente Médio”, declarou o presidente, acrescentando que milhares de soldados americanos “morreram ou ficaram gravemente feridos” nessas guerras.

Trump afirmou ainda que “milhões de pessoas morreram do outro lado” e que “ir ao Oriente Médio foi a pior decisão já tomada na história” do país, pois aconteceu “sob falsas premissas e agora desmentidas: as armas de destruição em massa”.

O presidente americano se referiu à razão dada por um dos seus antecessores, o presidente George W. Bush (2001-2009), para invadir o Iraque em 2003, sem encontrar as armas de destruição em massa que dizia estar com o então presidente iraquiano, Saddam Hussein.

“Os EUA jamais deveriam ter se envolvido no Oriente Médio”, sentenciou o líder americano.

“Tirei nossos 50 soldados”, completou, sobre a retirada das tropas americanas da Síria, antes da ofensiva militar turca contra um grupo que nos últimos anos foi um aliado próximo dos Estados Unidos na luta contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI) na região.

Donald Trump também se referiu aos 12 mil combatentes do EI que a milícia liderada pelos curdos, as Forças Democráticas Sírias (FSD), mantêm aprisionados, enquanto 70 mil parentes dos jihadistas estão em acampamentos sob controle curdo.

“As intermináveis guerras estúpidas estão acabando para nós!”, concluiu o presidente, que, no último domingo, após uma conversa telefônica com o presidente da Turquia, surpreendeu e anunciou a retirada das tropas, abrindo caminho para a ofensiva turca.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.