Jovem Pan
Publicidade

Trump parabeniza López Obrador por vitória na eleição do México

Declarações do republicano sobre a artista não pegaram muito bem

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua conta no Twitter para dar os “parabéns” ao esquerdista Andrés Manuel López Obrador pela vitória nas eleições presidenciais mexicanas deste domingo, 1. “Espero muito trabalhar com ele no futuro. Há muito a ser feito que beneficiária tantos os Estados Unidos quanto o México“, escreveu Trump.

Publicidade
Publicidade

O resultado oficial das eleições mexicanas deverá ser conhecido apenas nesta segunda-feira, 2, mas os dois principais adversários de López Obrador reconheceram a vitória dele após uma pesquisa de boca de urna indicar uma vantagem avassaladora do candidato do Movimento de Regeneração Nacional (Morena).

Logo depois de López Obrador ter sido saudado vitorioso pelos adversários, milhares de pessoas tomaram as ruas da capital mexicana para comemorar o resultado.

A mensagem de Trump chegou menos de duas horas depois que as pesquisas de boca de urna dessem López Obrador, do Movimento Regeneração Nacional (Morena), como ganhador das eleições.

O governante Partido Revolucionário Institucional (PRI), reconheceu rapidamente sua derrota nas eleições após essas pesquisas serem divulgadas, um fato sem precedentes nesse partido hegemônico na política mexicana.

O assessor de segurança nacional de Trump, John Bolton, previu que se López Obrador ganhasse o pleito sua relação com o presidente dos EUA podia “produzir resultados surpreendentes”.

O assessor lembrou que haverá “um período de transição relativamente longo entre a eleição e a posse do novo presidente mexicano”, que assumirá o poder no próximo dia 1 de dezembro.

Publicidade
Publicidade