Trump sugere que vai acabar com o Nafta

  • Por Estadão Conteúdo
  • 23/08/2017 08h25
-FOTODELDIA- WAS30. WASHINGTON (ESTADOS UNIDOS), 01/06/2017.- El presidente de EE.UU., Donald Trump, pronuncia un discurso hoy, jueves 1 de junio de 2017, en la Casa Blanca, Washington (EE.UU.). Donald Trump anunció hoy su decisión de sacar al país del Acuerdo de París contra el cambio climático, adoptado por casi 200 países en 2015, hoy, jueves 1 de junio de 2017, en la Casa Blanca, Washington (Estados Unidos). EFE/Molly Riley EFE/Molly Riley O republicano voltou a falar de seus planos para melhorar a infraestrutura dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que não acha que seu país poderá fechar um acordo sobre a renegociação do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês), com o Canadá e o México.

“Acho que vamos ter de acabar com o Nafta”, disse o presidente durante discurso no comício em Phoenix, Arizona. Trump voltou a defender as políticas protecionistas de seu governo e disse que o Canadá “e principalmente o México” se aproveitaram de acordos que os beneficiaram em detrimento do crescimento econômico dos EUA.

“Nós nos tornamos exportadores de energia pela primeira vez na história, recentemente”. “Somos a nação que construiu o canal do Panamá, venceu duas guerras mundiais, pôs o homem na lua e derrotou o comunismo”, afirmou o presidente em seu discurso patriótico.

O republicano voltou a falar de seus planos para melhorar a infraestrutura dos EUA. “Vamos construir pontes, rodovias, hidrovias, lindas obras de arte com mãos americanas”. “Vamos comprar produtos americanos e contratar americanos”. “Não vamos deixar que outros países fechem nossas fábricas, roubem nossos empregos e drenem nossas riquezas”.

Ele também reiterou que vai baixar os impostos para a classe média e pediu a colaboração de congressistas. O presidente atacou críticos de seu governo e acusou os democratas de obstruírem, no Congresso, projetos de lei sobre saúde.

Após fazer duras críticas à imprensa e se defender de acusações de racismo, na esteira da manifestação violenta de supremacistas brancos em Charlottesville, Trump reiterou a promessa de construir o muro na fronteira com o México, arrancando aplausos da plateia entusiasmada.

Ele também defendeu sua abordagem com o regime do líder norte-coreano, Kim Jong Un, com quem trocou ameaças de ação militar recentemente. “eu começo a acreditar que Kim Jong Un está começando a nos respeitar”, disse.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.