Trump vai viajar para França e para o Reino Unido em junho

Presidente dos Estados Unidos comparecerá à cerimônia do 75º aniversário da Batalha da Normandia, o “Dia D”

  • Por Jovem Pan
  • 23/04/2019 10h45 - Atualizado em 23/04/2019 10h46
Agência EFE O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reunirá com a primeira-ministra Theresa May e com o presidente francês Emmanuel Macron

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visitará o Reino Unido no próximo mês de junho, conforme informou nesta terça-feira (23) o Palácio de Buckingham. Trump também fará uma viagem à França, de acordo com a Casa Branca.

A visita ao Reino Unido vai acontecer entre os dias 3 e 5 de junho e o presidente americano estará acompanhado de sua esposa, Melania Trump. Durante a visita, Trump se reunirá com a primeira-ministra Theresa May e marcará presença na cerimônia do 75º aniversário da Batalha da Normandia, o “Dia D”, que acontecerá em Portsmouth, no sul da Inglaterra.

“É uma oportunidade de fortalecer nossa relação que já é próxima”, afirmou hoje a premiê britânica. “Tenho orgulho de acolher no Reino Unido representantes das nações aliadas para comemorar o sacrifício e reconhecer a extraordinária cooperação que tornou possível o desembarque da Normandia”, acrescentou May.

Líderes de Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Bélgica, Polônia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Grécia, Eslováquia e República Tcheca também foram convidados à celebração.

A visita à França, por sua vez, ocorrerá no dia 6 de junho. Trump deve comparecer ao cemitério americano de Colleville-sur-Mer, na Normandia, também por causa do “Dia D”.

“Na França, o presidente participará de um encontro bilateral com o presidente Emmanuel Macron para fortalecer a colaboração contínua e estreita em nossos interesses econômicos e de segurança compartilhados”, disse a Casa Branca em comunicado.

O Dia D

A Batalha da Normandia, oficialmente chamada de Operação Overlord, marcou o início da vitória dos Aliados (Inglaterra, Estados Unidos, França e União Soviética) sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Segundo a revista Super Interessante, ela teve início com o desembarque de 6 mil navios, com 150 mil soldados, nas praias da região da Normandia, na França — região que era ocupada pelos nazistas –, em 6 de junho de 1944. A data ficou conhecida como o “Dia D”.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.