Tufão causa uma morte e provoca cancelamento de 300 voos na Coreia do Sul

Com ventos de mais de 140 km/h, o tufão Lingling causou a morte de uma idosa na Coreia do Sul

  • Por Jovem Pan
  • 07/09/2019 10h37
EFE/EPA/KIM HEE-CHUL O tufão Lingling atingiu a Coreia do Sul neste sábado (7)

O poderoso tufão Lingling provocou a morte de pelo menos uma pessoa e o cancelamento de mais de 300 voos nacionais e internacionais na Coreia do Sul, neste sábado (7).

O 13º tufão da temporada no Pacífico tocou o solo na província norte-coreana de Hwanghae Sul às 16h (hora local, 4h em Brasília), segundo informou a Administração Meteorológica da Coreia (KMA).

Lingling, que tem perdido força, mas ainda é considerado “potente” na atual intensidade, leva ventos de 120 km/h e se desloca em direção nordeste a 50 km/h.

Uma idosa de 70 anos morreu na cidade de Boryeong (130 quilômetros ao sul de Seul) ao bater a cabeça após ser derrubada por ventos de mais de 140 km/h. As autoridades locais informaram também que centenas de árvores foram derrubadas por causa do tufão em municípios da faixa ocidental sul-coreana.

Mais de 300 voos foram cancelados em todo o país, incluindo 150 voos internacionais com saída e destino no aeroporto de Incheon, o principal da capital sul-coreana.

A expectativa é que Lingling perca força com o passar das horas, conforme se desloca pela fronteira nordeste entre Coreia do Norte e China.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, presidiu na sexta-feira (6) uma reunião de emergência diante da chegada do tufão para coordenar preparativos com o Exército para diminuir os efeitos da tempestade, segundo informou a propaganda do regime.

Lingling foi o tufão mais poderoso a atingir a península desde Bolaven, que em 2012 deixou 15 mortos na Coreia do Sul e danos avaliados em mais de US$ 500 milhões.

*Com EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.