Tumulto em evento religioso deixa dezenas de mortos em Israel

Cerca de 44 pessoas morreram e outras 100 se feriram durante o feriado judaico de Lag Baomer nesta sexta-feira (horário local)

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2021 00h20 - Atualizado em 30/04/2021 01h48
EFE/EPA/DAVID COHEN tumulto em israel deixa dezenas de mortos Tumulto aconteceu na madrugada desta sexta-feira e deixou 44 mortos e mais de 100 feridos

Um tumulto durante uma peregrinação judaica em Israel nesta sexta-feira, 30, (noite de quinta-feira no Brasil) deixou 44 mortos e mais de 100 feridos, de acordo com os socorristas da Magen David Adom. Inicialmente, a Cruz Vermelha israelense tinha informado que 20 pessoas estavam em estado crítico, antes de revisar para ‘dezenas de mortos’ e feridos graves. Segundo o ‘The Times’ de Israel, as vítimas foram pisoteadas. A tragédia aconteceu durante a peregrinação anual do feriado judaico de Lag Baomer, no norte do país, em torno do túmulo do rabino Shimon Bar Yojai. O evento recebeu milhares de pessoas e foi o maior desde o início da pandemia de Covid-19 no país.

As autoridades permitiram a presença de 10 mil pessoas, mas os organizadores estimaram que pelo menos 30 mil pessoas estavam presentes. No entanto, a imprensa calculou 100 mil participantes. Segundo a mídia local, 5 mil policiais foram designados para a segurança do evento que ainda teve muitos relatos de desmaio devido ao calor e algumas queimaduras provocadas por fogueiras, que fazem parte do ritual. Em 2019, um ano antes da pandemia, os organizadores do Lag Baomer estimaram que 250 mil pessoas compareceram ao local.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.