Turquia decreta toque de recolher de 48 horas para conter covid-19
O Ministério da Saúde da Turquia anunciou a imposição de um toque de recolher de 48 horas em quase todo o país, a partir desta sexta, até a madrugada de domingo para segunda-feira. A medida é uma tentativa de frear o avanço do coronavírus no país.
Quase 80% da população do país será afetada com a medida que será aplicada em 31 das 81 províncias da Turquia, incluindo Istambul, Ancara e Esmirna.
As autoridades locais já receberam as orientações sobre o período, mas não as detalharam para a imprensa. Segundo a emissora NTV, padarias, farmácias e instituições públicas continuam funcionando.
O toque de recolher já estava vigorando para pessoas com mais de 65 anos desde meados de março. Há uma semana, a medida foi estendida para menores de 20 anos. Nesta semana, porém, o país ultrapassou a marca de mil mortos pela covid-19 desde 18 de março, quando anunciou a primeira vítima. Nas últimas 24 horas, 98 pessoas morreram.
A oposição denunciou que as medidas de precaução tomadas pelo governo não têm sido suficientes, e os prefeitos das grandes cidades, como Istambul e Esmirna, principais focos de contágio, exigiam há dias um toque de recolher mais rígido para frear os efeitos da pandemia.
* Com EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.