Turquia bloqueia acesso ao Instagram pelo terceiro dia consecutivo

Funcionário de alto escalão do governo acusa plataforma americana de censurar as mensagens de pêsames pelo assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh

  • Por Jovem Pan
  • 04/08/2024 10h00
  • BlueSky
CANVA Canadá entra com ação contra redes sociais A decisão de bloquear o acesso ao Instagram foi anunciada na sexta-feira (2) pela Autoridade Turca de Tecnologias da Informação e Comunicações (BTK)

A Turquia está sem acesso ao Instagram pelo terceiro dia consecutivo, após as acusações de um funcionário de alto escalão do governo de que a plataforma americana censurou as mensagens de pêsames pelo assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh. A decisão de bloquear o acesso ao Instagram foi anunciada na sexta-feira (2) pela Autoridade Turca de Tecnologias da Informação e Comunicações (BTK), sem uma explicação formal. Uma fonte da agência mencionou uma norma que permite bloquear “conteúdos sensíveis”, sem revelar detalhes. “Nosso país tem valores e sentimentos. Apesar das nossas advertências, não levaram em consideração os conteúdos criminosos. Adotamos uma proibição ao acesso. Quando respeitarem nossas leis, suspenderemos a proibição”, afirmou o ministro dos Transportes e Infraestrutura, Abdulkadir Uraloglu.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O diretor de Comunicação da presidência turca, Fahrettin Altun, criticou duramente na quarta-feira o Instagram. Ele disse que a plataforma “impedia as pessoas de publicar mensagens de condolências” pela morte do líder do Hamas, Ismail Haniyeh. “É uma tentativa de censura muito clara e evidente”, denunciou Altun no X.  Os partidos da oposição CHP (social-democratas) e Iyi Parti (nacionalista), assim como a Ordem dos Advogados de Ancara, recorreram à Justiça para tentar suspender a proibição de acesso.  Segundo a imprensa turca, o Instagram tem mais de 50 milhões de usuários no país de 85 milhões de habitantes.

Publicado por Luisa Cardoso

*Com informações da AFP

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.