Ucrânia e Rússia entram em acordo para retirar civis de Mariupol
Um corredor humanitário para retirada dos civis de Mariupol, cidade ucraniana devastada pela guerra entre Rússia e Ucrânia, foi aberto nesta quarta-feira, 20, após um acordo entre os dois países. “Conseguimos chegar a um acordo preliminar sobre um corredor humanitário para mulheres, crianças e idosos”, afirmou a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk. Quem for retirado da cidade portuária vai ser levado para Zaporizhzhya. “Levando em consideração a situação catastrófica em Mariupol, hoje concentramos nossos esforços nesta direção”, acrescentou.
Há três dias nenhum corredor humanitário estava em operação na Ucrânia devido à falta de acordo com Moscou e a intensificação dos bombardeios na região leste – o novo foco de Vladimir Putin e onde está localizado Donbass, local estratégico para as estratégias do líder russo. Segundo o ministério ucraniano de Reintegração, desde 24 de fevereiro, estima-se que mais de 300 mil pessoas deixaram suas cidades através desses corredores. “Desde o início da guerra, o governo ucraniano propôs mais de 340 corredores humanitários”, informou o ministério. “Os ocupantes aceitaram quase 300 e, de fato, 176 funcionaram”, acrescentou. A evacuação de civis em segurança foi acordada pelos dois países durante a segunda rodada de negociações. Mas, apesar do pacto, a Ucrânia acusa a Rússia de ter violado o cessar-fogo ou bloqueado os ônibus de retirada em várias ocasiões, o que Moscou nega.
Assuntos
continue lendo
Mundo
Putin e Trump têm conversa “extremamente franca” sobre Ucrânia, diz Kremlin
Mais cedo, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que negociadores de Ucrânia, Rússia e Estados Unidos poderiam se reunir este mês para tentar encontrar uma saída diplomática
- Agosto de 2026 foi o mês mais quente já registrado no planeta, diz observatório AFP · há 2 horas
- Trump promete pagar R$ 25 mil a eleitores caso republicanos vençam no Congresso Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Guerra com Irã acabará ‘imediatamente’ após eleições de meio de mandato, diz Trump AFP · há 11 horas
- Insetos recém-descobertos recebem nomes inspirados em Taylor Swift Jovem Pan · há 13 horas