Ucrânia suspeita que Rússia tenha armas nucleares na Crimeia

  • Por Jovem Pan
  • 02/10/2018 07h36
Pixabay bandeira da rússia O Ministério das Relações Exteriores ucraniano planeja redigir uma resolução sobre a "militarização da Crimeia ocupada"

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Pavlo Klimkin, afirmou nesta terça-feira que a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, se transformou em uma “grande base militar” de Moscou, além de suspeitar sobre a existência de “armas nucleares ou pelo menos infraestruturas para as mesmas” no local.

Em entrevista concedida ao canal de televisão “ATR”, o chanceler disse que os suprimentos de equipamentos militares para a Síria são produzidos a partir da Crimeia, por exemplo.

O Ministério das Relações Exteriores ucraniano planeja redigir uma resolução sobre a “militarização da Crimeia ocupada”, que apresentará à Assembleia Geral da ONU, disse.

Na mesma entrevista, Klimkin também afirmou que a Rússia não abriu negociações sobre uma possível troca entre o cineasta ucraniano Oleg Sentsov, preso na Rússia por supostamente ter preparado atentados terroristas em Crimeia, e os cidadãos russos Viktor Bout, suposto traficante de armas, e o piloto Konstantin Yaroshenko, ambos presos nos Estados Unidos.

“Se em qualquer momento eles quiserem (começar as negociações sobre a libertação de Sentsov), eu certamente me comunicaria com eles, mas não comentaram nada para nós e nem para os americanos até o momento”, explicou o ministro ucraniano.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse ontem que não tinha conhecimento de eventuais planos para trocar Sentsov por Bout, Yaroshenko ou Maria Butina, a jovem russa presa nos EUA por supostamente ter atuado como espiã a favor da Rússia.

*Com informações da Agência EFE.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.