Jovem Pan
Publicidade

UE adverte que Rússia destrói patrimônio cultural ucraniano ‘de propósito’

Fumaça escura sobe após um ataque aéreo na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, em 18 de abril de 2022. cidade que foi poupada de lutas ferozes.

O alto representante de Relações Exteriores da União Europeia (UE), Josep Borrell, alertou nesta segunda-feira, 18, que a Rússia está destruindo o patrimônio cultural da Ucrânia “de propósito” durante a invasão desse país, que começou no último dia 24 de fevereiro. “Objetos do patrimônio cultural são destruídos de propósito na guerra da Rússia contra a Ucrânia”, escreveu Borrell em seu perfil oficial no Twitter, no qual acrescentou que a cultura ucraniana “é uma parte importante da herança europeia”. Por todas estas razões, assegurou que a UE “apoia artistas, profissionais da cultura e organizações culturais afetadas pela guerra”. Borrell fez menção em sua mensagem à campanha comunitária #ArtVsWar, cujo objetivo é aumentar a conscientização sobre o nível de destruição do patrimônio cultural, objetos de arte e a suspensão da vida e das iniciativas culturais devido ao conflito bélico.

Publicidade
Publicidade

Por sua parte, o Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE) declarou que na Ucrânia “a cultura está presente hoje graças à coragem de um povo corajoso capaz de combater as ameaças contínuas de sua destruição”. Desde o início da guerra, Kiev optou por cobrir seus principais monumentos com sacos de areia para tentar evitar que sejam danificados por bombardeios ou fogo russo. Mais cedo nesta segunda-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, informou à população de seu país que a Rússia “começou a grande batalha por Donbas”, em referência à esperada grande ofensiva do Exército russo para controlar todo o leste do território ucraniano.

*Com informações da EFE

Publicidade
Publicidade