Netanyahu diz que não permitirá que Irã tenha armas nucleares

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2014 12h03

Jerusalém, 5 mar (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira que não permitirá que o Irã chegue a ter armas nucleares pois se por um lado “sorri para potências” internacionais, por outro lado “está enviando armas a grupos terroristas”.

Pouco depois da apreensão israelense de uma embarcação que estaria com mísseis em águas do Mar Vermelho, Netanyahu, que se encontra nos Estados Unidos, disse em mensagem gravada que o “Irã sorri e diz todo tipo de coisas agradáveis” para as potências ocidentais.

“Mas o mesmo Irã está mandando armas letais para organizações terroristas através de uma complexa rede secreta de operações, despachando foguetes, mísseis e todo tipo de armas letais”, disse em mensagem de vídeo divulgada por seu gabinete.

O primeiro-ministro israelense ficará nos Estados Unidos até amanhã e autorizou por telefone a captura de uma embarcação de bandeira panamenha em águas do Mar Vermelho após ser verificado pelo serviço de inteligência israelense que entre seu carregamento havia dezenas de mísseis que pertenciam ao Irã, segundo as Forças Armadas israelenses.

“Esse é o verdadeira Irã, e esse Estado não pode ter armas nucleares. Seguiremos fazendo o necessário para defender os cidadãos israelenses”, acrescentou Netanyahu.

Segundo um porta-voz do exército israelense, as dezenas de mísseis de longo alcance encontrados no cargueiro Klos C tinham como destino Porto Sudão, e depois seriam transferidos por terra para a Faixa de Gaza através do Sinai. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.