Jovem Pan
Publicidade

No Rio, universidades ibero-americanas traçam rumo para integração

Rio de Janeiro, 29 jul (EFE).- As universidades ibero-americanas manifestaram nesta terça-feira, durante o III Encontro de Reitores Universia, no Rio de Janeiro, uma firme aposta no incentivo a acordos de mobilidade e de reconhecimento de títulos como mecanismo para estabelecer os fundamentos da integração regional.

Publicidade
Publicidade

Os 1.103 reitores de 33 países que participaram do encontro firmaram esse compromisso na Carta do Rio, o documento aprovado hoje no encerramento da conferência, que promoveu dois dias de debates. O texto será apresentado aos chefes de Estado e de governo que participarão da XIV Cúpula Ibero-Americana de Veracruz (México), em dezembro.

Segundo o presidente do Banco Santander, Emilio Botín, organizador do encontro, o documento pontua dez princípios que formam um “magnífico roteiro para que as universidades ibero-americanas desempenhem um papel determinante nos próximos anos”.

“Essas conclusões devem ser trabalhadas e divulgadas para que não fiquem em uma mera declaração institucional a mais sobre a universidade e sejam aplicadas na prática”, disse Botín.

Nestes dois dias de debates, 40 acordos de colaboração foram assinados entre universidades ibero-americanas, com os quais se tentará pôr em prática de forma imediata o conteúdo dos princípios da Carta do Rio.

Um dos maiores acordos, pela relevância das instituições signatárias, é a carta de intenções assinada hoje entre as universidades de São Paulo (USP), Buenos Aires (UBA) e Autônoma do México (UNAM). Ele prevê o intercâmbio de estudantes, o reconhecimento de títulos e a pesquisa conjunta em temas sociais, científicos e culturais.

O principal pilar da declaração é exatamente uma aposta na internacionalização das universidades ibero-americanas e a construção de um espaço de cooperação entre as instituições destes países. Os compromissos assinados pelos reitores contemplam um esforço pela harmonização dos programas educativos, o reconhecimento de títulos e um impulso ao envio de estudantes a outros países.

Em outra tentativa de colocar em prática estes compromissos, a chefe da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), Rebeca Grynspan, afirmou ontem, no primeiro dia do encontro, que vai propor a criação de um programa regional de intercâmbio de estudantes e professores que siga o exemplo de programas de bolsas de estudos europeus, como o Erasmus.

Antecipando essa iniciativa, a Organização Ibero-Americana para a Educação (OIE) ratificará em agosto o programa de bolsas de estudos Paulo Freire, que será restrito aos cursos de pedagogia e os ligados a arte e cultura, confirmou hoje o secretário-geral deste órgão, Álvaro Marchesi.

A Carta do Rio também pede o fortalecimento da parceria em pesquisa e promoção das relações com as empresas privadas.

Em seu discurso de encerramento do Encontro de Reitores, Marchesi pediu aos reitores ibero-americanos que “façam um esforço” para apoiar especialmente as pequenas universidades. Segundo ele, as diferenças entre as universidades ibero-americanas são “notáveis”, equiparáveis às desigualdades econômicas e sociais que existem entre e dentro dos países da região.

O documento também alinhou propostas que serão levadas à Cúpula Ibero-Americana, como a criação de um projeto ibero-americano de pesquisa e o desenvolvimento de planos para o uso compartilhado das instalações.

“Queremos que a Carta do Rio seja um elemento transformador da universidade ibero-americana”, afirmou o reitor da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto.

O Banco Santander aproveitou o encerramento do encontro para anunciar que investirá US$ 945 milhões em seu programa de apoio às universidades entre 2015 e 2018.

Além dos reitores, a conferência reuniu autoridades de educação de Reino Unido, Espanha, México, Chile e Estados Unidos. O Brasil foi representado pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que participou da cerimônia de encerramento.

A quarta edição do Encontro de Reitores será realizada em 2018 em Salamanca (Espanha), coincidindo com as comemorações do oitavo centenário da fundação da universidade da cidade. EFE

mp/cdr/id

Publicidade
Publicidade