Norbert se transforma em furacão no sul de Baja Califórnia, no México

  • Por Agencia EFE
  • 04/09/2014 00h45

Cidade do México, 3 set (EFE).- A tempestade tropical Norbert se tornou nesta quarta-feira um furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, ao sul da Península de Baja Califórnia, informou hoje o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Em um boletim emitido às 19h15 (local, 21h15 em Brasília), o órgão indicou que o furacão estava a 345 quilômetros ao sul de Cabo São Lucas, estado de Baixa Califórnia Sul.

Norbert avança para o oeste-noroeste do México a 13 km/h e apresenta ventos máximos constantes de 120 km/h e sequências de até 150 km/h.

O Serviço Meteorológico estabeleceu uma zona de vigilância da cidade de San Evaristo até Cabo San Lázaro, ambas na Baja Califórnia.

O ciclone está provocando chuvas intensas (de 75 a 150 milímetros) nos estados de Michoacán, Jalisco e Colima, e muito fortes (de 50 a 75 milímetros) em Guerrero, Oaxaca, Durango, Baixa Califórnia Sul, Sinaloa e Nayari. E ondas de dois a quatro metros de altura e ventos fortes com sequências de 65 km/h no litoral ocidental do México, desde Michoacán até Sinaloa e Baja Califórnia Sul.

Os analistas preveem que o furacão ganhe força nas próximas horas até alcançar amanhã a categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que tem cinco níveis, enquanto se desloca paralelamente à costa mexicana.

As autoridades pediram à população e aos trabalhadores da navegação marítima que aumentem as precauções e cumpram as recomendações das autoridades da Defesa Civil.

Na atual temporada de ciclones no Pacífico já se formaram os furacões Amanda, Cristina, Iselle, Hernán, Julio, Karina, Marie e agora Norbert, e as tempestades tropicais Boris, Douglas, Elida, Fausto, Genevieve e Lowell. EFE

pmc/cd