Nova faixa exclusiva de ônibus em SP pode ser a 1ª temporária do País

  • Por Jovem Pan
  • 15/06/2016 16h28
  • BlueSky
Carolina Ercolin/Jovem Pan faixa de ônibus

Aos poucos, nasce uma nova faixa exclusiva de ônibus em São Paulo, na Alameda Santos, na região da Paulista. A novidade pode ser tornar o primeiro corredor temporário do Brasil com a adoção de uma tecnologia já usada em países da Europa, como Portugal.

Nos últimos dias a pintura de solo foi refeita com um traço contínuo do lado direito da via. E os principais cruzamentos, como o das ruas Pamplona e na Brigadeiro Luis Antonio, ganharam uma placa, produzida especialmente para a rua.

O painel preso ao poste informa que o corredor será de uso exclusivo de coletivos apenas quando o sinal estiver em amarelo piscante. Não informa um horário fixo, como as demais espalhadas pela cidade.

A inovação causa estranheza aos motoristas e comerciantes. Até pela forma que foi instalada, sem nenhum aviso, como detalhou o jornaleiro João Manoel dos Santos. “Foi surpresa para todo mundo aqui na região. inclusive está precisando de faixa de Zona Azul e eles não implantam. Acredito que deve piorar, porque até então esse pedaço da Alameda Santos estava normal”, disse.

No mês passado, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que a Prefeitura de São Paulo estudava a instalação da faixa exclusiva nas paralelas da Avenida Paulista aos domingos, das 10h às 18h, quando a avenida é fechada para veículos e o tráfego desviado para a Alameda Santos e Ruas Cincinato Braga e São Carlos do Pinhal.

Para o ex-secretário de Transportes e consultor de trânsito, Getulio Hanashiro, a medida pode ser positiva desde que usada apenas no final de semana e com grande divulgação ao público. Mas há muitos poréns na iniciativa: “eu acho que hoje, com a Pualista já com faixa exclusiva para ônibus, é desnecessária a faixa na Alameda Santos e na Cincinato Braga. Ao mesmo tempo, outras circunstâncias advindas da crise econômica no País faz com que o volume de tráfico tenha caído substancialmente. Então, providências dessa natureza têm que ser adotadas com cautela”.

Em nota, a CET informa que a nova faixa exclusiva será usada aos domingos durante o programa Rua Aberta, e quando houver bloqueios na Avenida Paulista, como em acidentes e manifestações.

*Informações da repórter Carolina Ercolin

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.