Novos sites da Agência Brasil e da Radioagência terão visual mais moderno e funcional
Brasília – A Agência Brasil e a Radioagência Nacional, veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estarão de cara nova a partir de terça-feira (21). Com ferramentas mais funcionais e novo layout, os sites proporcionarão acesso mais ágil aos usuários. Uma das grandes novidades é que a Agência Brasil passará também a publicar notícias em inglês e espanhol, em um ambiente próprio, com capa e destaques específicos. Além disso, na primeira página da Agência Brasil, haverá um espaço destinado às matérias especiais multimídia e às galerias de fotos.
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A gerente da Agência Brasil, Lana Cristina do Carmo, destaca que o novo site terá um visual mais moderno e funcional, com valorização do conteúdo produzido, destacando maior número de notícias na página principal. “Mudaremos o nosso layout, mas não a nossa essência. Manteremos sempre o nosso compromisso como agência pública de notícias, com abordagem pluralista e isenta.”
A Agência Brasil também dará mais destaque às fotos e oferecerá nova forma de visualização da galeria de imagens. O site, que produz em média 2 mil matérias e 1,5 mil fotos por mês, terá ainda uma versão para dispositivos móveis (mobile), a fim de facilitar a leitura e a consulta por meio de celulares, smartphones e tablets.
As matérias especiais terão mais destaque. No novo layout, as produções terão uma seção específica, feita com o apoio do Setor de Arte do Departamento de Jornalismo da EBC.
A Radioagência Nacional, que comemora dez anos no ar, também procurou dar dinamismo e facilidade de acesso ao usuário no seu site. Fazer download dos conteúdos produzidos, desde os áudios de notícias e de entrevistas até os programas das rádios EBC, será mais rápido.
Segundo a coordenadora da Radioagência Nacional, Juliana Cézar Nunes, as novas funcionalidades do site devem beneficiar rádios de todo o país, uma vez que “o material radiofônico da EBC, produzido pelas equipes de rádios e do jornalismo, é veiculado por milhares de emissoras de todo o país, sejam públicas, comunitárias, educativas, livres, online e até mesmo comerciais”. São cerca de 80 a 100 postagens diárias, e aproximadamente 1,3 mil por mês. O site disponibilizará ainda boletins em espanhol e conteúdos das emissoras públicas parceiras.
Outra novidade é que os veículos de comunicação de todo o Brasil que replicam as matérias da Agência Brasil e da Radioagência Nacional terão acesso a todo o material em único espaço: a Central de Conteúdo, por meio de login e senha. Os textos estarão distribuídos em editorias de Cultura, Direitos Humanos, Política, Economia, Educação, Geral, Internacional e Pesquisa e Inovação.
Os conteúdos permanecem sob a licença Creative Commons, que permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, desde que a fonte seja citada.
Edição: Talita Cavalcante
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