Número de homicídios na Colômbia durante Ano Novo cai 62%
Bogotá, 1 jan (EFE).- Os homicídios na Colômbia durante a celebração do Ano Novo reduziram 62% em comparação com a mesma data de 2012, informou nesta quarta-feira o diretor-geral da polícia, general Rodolfo Palomino.
Ao apresentar um balanço da realização do dia da virada, o general Palomino afirmou que “durante as festas do último dia de 2013, foram cometidos 28 assassinatos, contra os 73 ocorridos em 2012”.
A polícia registrou ainda 40 feridos em todo o país em diferentes fatos, o que representa uma diminuição de 75% com relação a 2012, quando foram registrados 159 feridos.
Quanto às vítimas de acidentes de trânsito, houve uma redução de 56%, ao passar para sete mortes frente as 16 registradas no último dia de 2012.
Durante a noite do dia 31 foram apanhados 83 motoristas embriagados em todo o território nacional. Conforme a nova lei de trânsito, eles poderão ter a habilitação cancelada e ter que pagar multa de até US$ 14.500.
Por outro lado, o general Palomino informou que a polícia apreendeu 674 quilos de pólvora. Além disso, a instituição atendeu 29 casos de pessoas queimadas, entre eles 14 menores de idade.
Ele esclareceu, no entanto, que estes últimos números podem aumentar, já muitos pais deixam de chamar às autoridades para evitar a aplicação das sanções legais.
Declarou, além disso, que na celebração do Ano Novo foram capturados 237 suspeitos. A maioria deles envolvida em furtos a pessoas, comércio e residências. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.