Número de turistas que visitaram o Brasil durante a Copa supera expectativas

  • Por Agencia EFE
  • 12/07/2014 13h14

Rio de Janeiro, 12 jul (EFE).- O número de turistas que visitaram o Brasil durante a Copa do Mundo, que termina no domingo com a final entre Argentina e Alemanha, superou as melhores expectativas, inclusive as do Governo, que esperava 600 mil estrangeiros nos 31 dias de competição.

Apenas em junho, quando foi disputada a fase de grupos do Mundial, o Brasil recebeu 692 mil visitantes estrangeiros de 203 nacionalidades, segundo números da Polícia Federal divulgados neste sábado por portais especializados.

As autoridades ainda não contabilizaram os números em julho, quando foram disputadas as fases eliminatórias do Mundial e nas quais aconteceu uma inédita e grande invasão de visitantes argentinos que ainda não terminou.

O número de turistas estrangeiros em junho deste ano superou em 132% o do mesmo mês de 2013, quando 298.156 visitantes estrangeiros ingressaram no país. Igualmente superou os 310 mil estrangeiros que foram ao Mundial da África do Sul em 2010.

Os números foram engrossados principalmente pelos latino-americanos, que aproveitaram a curta distância e o bom desempenho de seleções como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, México e Costa Rica, que avançaram para as oitavas de final.

Segundo os dados da Polícia Federal, dos visitantes de junho, 101 mil chegaram procedentes da Argentina, 44 mil do Chile, 41 mil da Colômbia e 34 mil do México.

Desde os Estados Unidos, onde o Mundial do Brasil alcançou recordes de audiência na televisão, chegaram 83 mil turistas, um número apenas superado pelo de argentinos.

Entre os países sem tradição de turismo no Brasil e com números recorde destacou Gana, de onde chegaram 2.320 visitantes, pelo menos 300 dos quais solicitaram refúgio no país para poder ficar a viver e trabalhar.

O governo calculava inicialmente que os 600 mil visitantes estrangeiros recebidos durante o Mundial gastariam no país cerca de US$ 3,5 bilhões, praticamente um quarto do que o Governo gastou na preparação do evento, incluindo estádios e sistemas de transporte.

Os ingressos pelo Mundial podem ser muito superiores, segundo o constatado até agora.

Apenas São Paulo, uma das 12 sedes do torneio, disse ter recebido em torno de 500 mil turistas, incluindo 196 mil estrangeiros, que deixaram ingressos de R$ 1 bilhão, segundo dados divulgados na sexta-feira pela Prefeitura da maior cidade do Brasil.

Os números são maiores no Rio de Janeiro, principal porta turística do Brasil e destino da maioria dos estrangeiros que chegou ao país durante o Mundial.

Além disso, o Rio de Janeiro, onde eram esperados inicialmente 400 mil visitantes estrangeiros, pode se beneficiar no futuro porque, segundo uma pesquisa divulgada ontem pela Prefeitura, 98,3% dos estrangeiros disseram que recomendarão a cidade para seus parentes e amigos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.