Obama acha uma vergonha mulheres continuarem ganhando menos do que os homens

  • Por Agencia EFE
  • 12/04/2014 12h24
  • BlueSky

Washington, 12 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado ser uma “vergonha” que as mulheres ganhem menos que seus companheiros mesmo quando desempenham a mesma função, e cobrou que os legisladores republicanos do Congresso deixem de “bloquear as iniciativas que buscam pôr fim a esta injustiça”.

“É injusto. E em 2014, é uma vergonha. As mulheres merecem ganhar o mesmo para realizar o mesmo trabalho”, afirmou Obama em seu discurso semanal. Obama aprovou esta semana um decreto e um memorando em favor da transparência salarial para que possam ser mais facilmente identificados os casos de discriminação, que afetam principalmente mulheres latinas e afro-americanas.

“Esta é uma questão econômica que afeta a todos. As mulheres constituem aproximadamente a metade de nossa mão-de-obra. E cada vez mais elas são o sustento principal de nossas famílias. Portanto quando as mulheres ganham um salário justo, todos se beneficiam”, disse Obama.

O líder também aproveitou sua carta para criticar mais uma vez o “bloqueio” republicano às propostas de seu partido para lutar contra a desigualdade salarial.

“Este é o problema: quando se trata de resolver temas que beneficiariam milhões de mulheres, os republicanos do Congresso bloqueiam o progresso de forma constante. Esta semana os senadores republicanos bloquearam a Lei de Equidade Salarial, uma iniciativa legislativa com bom senso que poderia ajudar mais mulheres a ganharem o mesmo que os homens para realizar o mesmo trabalho”, criticou o presidente.

Estas iniciativas de Obama fazem parte do programa de redução de desigualdades nos Estados Unidos e em uma agenda marcada pelas eleições legislativas de novembro, em que os democratas tentarão manter o controle do Senado.

Para isso, os legisladores de seu partido pressionam o presidente a impulsionar uma agenda genuinamente democrata que marque as diferenças com os republicanos em assuntos sociais para conquistar o voto dos coletivos que o levaram à presidência, entre eles e em lugar muito destacado as mulheres, que ganham em média US$ 0,77 para cada US$ 1 da remuneração do homem branco.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.