Obama convoca Conselho de Segurança Nacional após atentados de Paris

  • Por Agencia EFE
  • 14/11/2015 14h43
EFE Obama não mudou a programação e segue para o encontro do G20 na Turquia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, convocou neste sábado (14) o Conselho de Segurança Nacional do país devido aos ataques terroristas realizados em Paris nesta sexta, que deixaram pelo menos 128 pessoas e cerca de 300 feridos.

Fontes da Casa Branca citadas pela imprensa local afirmaram que a reunião será realizada ainda neste sábado, antes de Obama iniciar uma viagem de dez dias por Turquia, Filipinas e Malásia. O objetivo do encontro é “revisar os últimos dados de inteligência relacionados com os ataques de Paris”.

Pouco antes, o Departamento de Estado dos EUA informou que entre os cerca de 300 feridos nos atentados há um número ainda não determinado de cidadãos norte-americanos.

“Estamos cientes que entre os feridos há americanos e estamos oferecendo toda a assistência diplomática possível”, afirmou o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Mark Toner, em comunicado divulgado pela imprensa local.

O grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria dos ataques em Paris, uma violência condenada na noite de ontem por Obama em um pronunciamento, minutos antes do presidente da França, François Hollande, anunciar a tragédia em rede nacional de televisão.

“Paris representa os eternos valores do progresso humano. Os que pensam que podem aterrorizar o povo da França ou os valores que representam estão equivocados”, disse Obama, que chamou a França de aliado mais antigo dos EUA.

Obama não alterou a programação da viagem que o levará à Turquia para participar da cúpula do G20, às Filipinas, para o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), e à Malásia, em encontro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

As autoridades americanas ainda não confirmaram que os atentados de Paris tenham sido realizados pelo EI.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.