Obama deixará Casa Branca com 60% de aprovação, diz pesquisa
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixará o poder na próxima sexta-feira, quando o republicano Donald Trump toma posse, com 60% de aprovação dos norte-americanos, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela “CNN”.
Das 1.000 pessoas entrevistadas por telefone entre os dias 12 e 15 de janeiro, 60% responderam que aprovam como Obama desempenhou seu trabalho nos últimos oito anos. É a maior popularidade de Obama desde junho de 2009, seu primeiro ano no poder, de acordo com o estudo, que tem uma margem de erro de 3%.
Em comparação com outros presidentes que estavam prestes a deixar o poder, os únicos a superar Obama foram Bill Clinton, em 2001, com 66% de aprovação, e Ronald Reagan, em 1989, com 64%.
Além disso, 65% dos questionados classificaram a presidência de Obama como um “sucesso”.
Entre os entrevistados, 25% disseram que Obama é um dos melhores presidentes da história do país, superando amplamente a proporção de seus antecessores, como Clinton (11%) e George W. Bush (5%).
A primeira-dama Michelle Obama registrou 69% de popularidade, o maior índice desde 2012, igualando também a registrada em janeiro de 2009, antes da primeira posse do marido.
Obama deixará a Casa Branca na sexta-feira, quando Donald Trump tomará posse. O republicano chegará ao poder como o presidente mais impopular dos EUA em décadas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.