Obama diz que enquanto for presidente os EUA não espionarão mais Merkel

  • Por Agencia EFE
  • 18/01/2014 21h06

Berlim, 18 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que enquanto ele continuar desempenhando seu cargo, Washington não voltará a espionar à chanceler alemã, Angela Merkel.

“Não quero deteriorar a relação entre Estados Unidos e Alemanha por medidas de espionagem que impeçam nossa comunicação confidencial”, disse Obama em entrevista que exibida neste sábado naemissora alemã “ZDF”.

Obama reagiu assim ao mal-estar originado na Alemanha pela notícia que durante anos a espionagem dos EUA tinha grampeado um dos telefones celulares de Merkel.

“Enquanto eu for presidente, a chanceler alemã não terá que se preocupar com mais este problema”, disse Obama, que ressaltou que embora ele e Merkel nem sempre tenham a mesma opinião em questões de política externa isso não é razão para espioná-la.

Obama lembrou, no entanto, que os serviços secretos seguirão compilando dados para “garantir a segurança nacional” e disse que para isso há razões estratégicas.

“Para que servem os serviços secretos se só podem investigar o que aparece na “Der Spiegel” ou no “New York Times”?”, se perguntou.

O trabalho dos serviços secretos, segundo Obama, é investigar o que certa tipo de gente planeja e checar suas intenções.

Obama disse que a capacidade de espionagem dos serviços secretos dos EUA supera a de muitos outros países e que isso representa uma responsabilidade especial, mas expressou sua compreensão pelo mal-estar de muitos alemães sobre o assunto.

“O presidente dos Estados Unidos não é o grande imperador de todo o mundo, mas só uma peça em um aparelho gigantesco”, disse Obama na entrevista, que foi exibida no programa “Heute Journal” às 22h45 (local, 20h45 GMT). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.