Obama envia mensagem ao Irã para desejar futuro diferente entre ambos países

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2015 06h50

Redação Central, 20 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aproveitou a celebração nesta sexta-feira do ano novo no Irã para enviar uma mensagem aos iranianos na qual deseja “um futuro diferente” entre ambos países.

“Temos a melhor oportunidade em décadas para conseguir um futuro diferente entre nossos países”, assegurou na mensagem publicada no site da Casa Branca que conta com uma versão com legendas em persa.

“Os próximos dias e semanas serão críticos. As negociações fizeram progressos, mas segue havendo lacunas. E há pessoas, em nossos dois países e além, que se opõem a uma solução diplomática”, acrescenta Obama na mensagem.

Esta declaração acontece enquanto na cidade suíça de Lausanne, Irã e Estados Unidos continuam nesta sexta-feira suas negociações nucleares, no meio da tensão imposta pelo esgotamento do tempo que têm para seguir trabalhando em favor de um acordo.

Nas negociações sobre o programa nuclear iraniano estão envolvidos, além de EUA e Irã, Reino Unido, França, Rússia e China (membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU), além da Alemanha.

“Minha mensagem para vocês (povo do Irã) é que, juntos, temos que falar pelo futuro que buscamos”, ressalta o presidente americano, antes de acrescentar que é preciso adotar “medidas verificáveis” para garantir ao mundo que o programa nuclear iraniano é pacífico.

“Um acordo nuclear agora pode ajudar a abrir a porta a um futuro mais brilhante para o povo iraniano, que, como herdeiro de uma grande civilização, tem muito a oferecer ao mundo”, conclui Obama.

O Irã celebra nesta madrugada o ano novo do calendário persa, a festa do Nouruz, uma milenar e simbólica tradição marcada nesta ocasião pelos anseios de paz e de conseguir um acordo nuclear com Ocidente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.